Bem Vindos !!!

Bom espero que você encontre o que está procurando aqui... E não esquece de deixar pelo menos um comentário (o seu comentário faz toda a diferença).

terça-feira, 6 de abril de 2010

Teoria dos Fractais

A Geometria Fractal é considerada a geometria da teoria do caos, essa teoria foi criada por Benoit Mandelbrot.
A palavra Fractal vem do latim "fractus" que quer dizer fragmentado, fracionado. E mais : "frac" dá a idéia de fração (parte) e "tal" dá a idéia de total (tudo), ou seja, é a idéia de que a parte está no todo e o todo está na parte. Fractais são objetos e estruturas de dimensão fracionada, com a propriedade de auto-similaridade.
As princípais características dos Fractais são: extensão infinita dos limites, permeabilidade dos limites e auto-similaridade das formas e características.
  • Extensão infinita dos limites Fractais: depende da unidade padrão de medida. Devida à irregularidade dos limites, quanto mais se reduz o tamanho da unidade de medida, maior será a extensão da coisa medida. A extensão de um fractal tende ao infinito quando a unidade padrão de medida tende a zero.
  • Permeabilidade dos limites Fractais: os limites dos fractais não são rígidos, são permeáveis. A permeabilidade dos limites permite o intercâmbio de dados para a geração de informação e conhecimento, intercâmbio de energia e de matéria no meio ambiente, desde a menor escala - a do indivíduo dentro da organização - até as escalas maiores. As tecnologias de hoje não percorrem caminhos paralelos e distintos. Elas se cruzam a toda hora, isso é chamado de interconexões.
  • Auto-similaridade dos Fractais: semelhança nas formas e características. Ao se dividir o todo em partes, por menores que sejam, apresentam formas e características semelhantes ao todo. A parte reflete a estrutura do todo. A auto-similaridade proporciona um sentido de ordem a estruturas aparentemente irregulares.
Com a idéia de Fractal, deixamos de ver as coisas somente quantitativamente e passamos a vê-las também com um olhar qualitativo, ou seja, mudamos de quantidade para qualidade.