Qualidade pode ter vários significados,mas neste caso qualidade é o atendimento as exigências do cliente.
Na organização existem cadeias de fornacadores e clientes: cada funcionário é um cliente do anterior e um fornacedor para o seguinte. Os fornecedores/clientes internos e externos são o núcleo da qualidade total.
A qualidade total e a melhoria contínua são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade dos produtos e processos. O objetivo é acrescentar valor continuamente. Ambas seguem um processo composto das seguintes etapas:
- Escolha de uma área de melhoria.
- Definição da equipe que tratará da melhoria.
- Identificação do benchmarks (benchmarks significa um padrão de excelência a der identificado).
- Análise do método atual.
- Estudo-piloto das melhorias.
- Implementação das melhorias.
Empowerment significa proporcionar aos funcionários habilidade e autoridade para tomar decisões que eram dadas aos gerentes. O gerenciamento da qualidade total trouxe técnicas conhecidas, tais como:
- Enxugamento (downsizing) - O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao assencial (core business) do negócio.
- Tercerização (outsourcing) - O outsourcing ocorre quando uma operação interna da organização é tranferida para outra organização que possa fazê-la melhor e mais barato.
- Redução do tempo do ciclo de produção - O ciclo operacional da organização torna-se mais rápido e o giro de capital mais ainda. A redução do ciclo operacional permite a competição pelo tempo, o atendimento mais rápido ao cliente, etapas de produção mais encadeadas entre si, queda de barreiras e obstáculos intermediários.