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terça-feira, 6 de abril de 2010

Qualidade Total (continuação)

Por que a Qualidade Total?
  • Cliente cada vez mais exigente: exigindo da empresa competência para satisfazê-lo.
  • Concorrência cada vez mais acirrada: exigindo da empresa capacidade para competir.
  • Mudanças constantes: exigindo velocidade, flexibilidade, agilidade.
  • Ser humano fazendo a diferença: exigindo valorização das pessoas.
  • Comprometimento com a sociedade: exigindo uma visão global do papel da empresa.
Qualidade
  • Conformidade com os requisitos ou adaptabilidade ao uso, adquação ao cliente e/ou usuário;
  • Atendimento perfeito de forma confiável (sem defeitos), acessível (baixo custo), segura e no tempo certo às necessidades do cliente;
  • É ausência de desperdício, é atitude. 
Nove pontos da Qualidade Total
  1. Melhorar constantemente produtos e serviços. Investir em pesquisas e inovações.
  2. Não aceitar mão de obra desqualificada,materiais defeituosos e maus serviços.
  3. Não confiar em inspeção em massa. Peça defeituosa já deu prejuízo.
  4. Fornecedores de materiais e serviços não devem ser selecionados apenas com base no preço.
  5. Focalizar em aperfeiçoamento contínuo envolvendo a mão de obra. Usar métodos estátisticos.
  6. Treinamento no local de trabalho.
  7. Métodos modernos de supervisão. Participação ativa do supervisor no trabalho.
  8. Funcionários não devem ter medo de falar sobre problemas que prejudicam o seu trabalho.
  9. Quebrar barreiras entre áreas funcionais. Equipes interdepartamentais são essenciais para qualidade.
Quem se beneficia com a Qualidade Total?
  • Clientes: melhores produtos, maior velocidade, preço justo.
  • Acionistas: produtividade, competitividade, lucratividade.
  • Administradores: melhor gerenciamento, maior controle, delegação.
  • Funcionários: ambiente de trabalho, motivação de trabalho.
  • Comunidade: educação, bem-estar social, orientação.
Evolução do Controle de Qualidade

                                                        Controle da Qualidade Total
                                                                        2000
                                                    Estatística
                                                       1960
                                     Inspeção
                                      1937
                Supervisor
                   1918
Operador
  1900

Gestão da Qualidade é...
Um sistema gerencial no qual todas as pessoas, de todos os setores em todos os níveis hierárquicos, de uma organização cooperam em promover e engajar vigorosamente as atividades do controle da qualidade por toda à empresa.