A Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. A reengenharia considera que os processos empresariais é que devem fundamentar o formato organizacional.
A reengenharia não se confunde com a melhoria contínua: pretende criar um processo inteiramente novo e baeado na TI. Ela se fundamenta em quatro palavras-chave:
- Fundamental: busca reduzir a organização ao essencial com as questões: Por que fazemos o que fazemos? Por que fazemos dessa maneira?.
- Radical: impõe uma renovação radical, desconciderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
- Drástica: a reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.
- Processos: a reengenharia reorienta o foco para os processos e não para as tarefas ou serviços nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o " quê " e o " por quê " e não o " como " do processo.
Seus três componentes são: pessoas, TI e processos. Ela focaliza os processos organizacionais. Um processo é o conjunto de atividades com uma ou mais entradas e que cria uma saída de valor para o cliente.
Ela apenas elimina departamentos e substitui por equipes.